A Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara do Rio iniciou, nesta segunda-feira, (11/08) as visitas que fará aos gabinetes dos vereadores e às áreas administrativas da Casa Legislativa. A ação tem como objetivo reforçar a conscientização sobre a gestão de resíduos e o Programa de Sustentabilidade vigente. Segundo a coordenadora de Sustentabilidade, Malu Campos, o conhecimento sobre a forma correta de descarte é de suma importância: “As pessoas ainda têm dúvidas, estamos interferindo na cultura delas. Quanto mais conscientizarmos os servidores, mais a Câmara será efetiva no tratamento adequado dos resíduos e no cuidado com o ambiente como um todo”.
Um dos gabinetes visitados nesta segunda-feira foi o do presidente da Câmara, vereador Carlo Caiado (PSD). A equipe da coordenadoria fez uma reorganização dos residuários (lixeiras), para garantir maior facilidade de monitoramento e separação de resíduos. Foram entregues também uma cartilha que explica o Programa de Sustentabilidade da Casa e um folder com mais explicações que pode ser adesivado em quadro ou parede de cada setor.
“O compromisso do Legislativo municipal com o meio ambiente é permanente e se dá por meio de iniciativas sustentáveis da Casa e da aprovação de diversas leis importantes para proteger os ecossistemas e combater as mudanças climáticas”, ressaltou Caiado.
Integrante da Coordenadoria de Sustentabilidade, Luiza Denardin alertou sobre o descarte correto, o que facilita o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis. Elas lidarão com o manuseio dos rejeitos em etapas futuras do processo. “Quanto melhor a separação que fazemos aqui, mais damos dignidade para esses trabalhadores. Temos esse poder nas mãos”, informou a engenheira sanitarista e ambiental.
A coordenadoria visitou também o gabinete dos vereadores Dr. Gilberto (Solidariedade) e Diego Faro ( PL), presidente da Comissão de Meio Ambiente. A ação segue durante o mês de agosto e passará por todos os gabinetes e setores da Câmara do Rio, reforçando a mensagem entre os funcionários. O Programa Câmara Sustentável é uma iniciativa pioneira que visa integrar práticas ambientalmente responsáveis em todas as operações e atividades da Câmara do Rio, primeiro prédio público a conquistar o Certificado Lixo Zero Brasil – certificação que garante que a Casa está cumprindo as melhores práticas de sustentabilidade e destinando corretamente os resíduos produzidos.
Os resultados são promissores: entre outubro de 2023 e setembro de 2024, foram gerados 19.957 kg de resíduos sólidos, o equivalente a cinco ônibus lotados, que foram devidamente reciclados ou descartados de maneira adequada. Nesse período, 96.469 litros de água foram economizados e 71 árvores foram poupadas com reaproveitamento e reciclagem de papel.











