Como forma de celebrar o fim do Mês do Meio Ambiente, comemorado em junho, a Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara do Rio realizou nesta quinta-feira (26/06) o ciclo de palestras “Cidades Sustentáveis: Caminhos para um futuro resiliente”. O objetivo foi debater governança e mudanças climáticas, transição energética, gestão de resíduos como estratégia climática, papel socioambiental de catadores e cooperativas, sustentabilidade e políticas ambientais no Rio de Janeiro.
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Diego Faro (PL) discorreu sobre governança e papel do Legislativo na mitigação das mudanças climáticas, com foco em legislações, incentivos, fiscalização e integração com planos e políticas públicas. “Tenho defendido que a luta contra as mudanças climáticas precisa sair do discurso e ganhar força nas leis, nos orçamentos e nas políticas públicas. Precisamos articular esforços, incentivar boas práticas e garantir que o meio ambiente seja prioridade na agenda legislativa e na gestão do município. O futuro do Rio depende das escolhas que fazemos agora”, salientou.
Palestras
O geógrafo Andrews Lucena abordou o tema “Mudanças Climáticas e Cidades: Desafios e Ações para um Futuro Resiliente”. Já a representante da ONG Revolusolar, Graziella Albuquerque, discorreu sobre a “Transição Energética em Comunidades: inovação e justiça climática”. Na sequência, a gerente de divisão da Comlurb, Marcella Román, trouxe informações sobre “Gestão de Resíduos como Estratégia Climática: integração de políticas e atores locais”. Por fim, o presidente da Cooperativa Agrária de Machado (Coopama), Luís Carlos Fernandes, abordou o painél Catadores e Sustentabilidade: protagonismo e reconhecimento.
Resiliência
De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Câmara, Malu Campos, o objetivo do ciclo de palestras é estimular a troca de ideias, saberes e experiências. “Esse encontro é uma oportunidade valiosa de refletirmos juntos caminhos possíveis e necessários para um Rio mais sustentável, inclusivo e resiliente. Como coordenadora de sustentabilidade, é uma honra destacar o compromisso que esta Casa tem assumido com a agenda ambiental. Temos buscado atuar de forma coerente e responsável tanto na esfera legislativa quanto na gestão das nossas práticas sustentáveis. Neste contexto, estamos avançando na implantação de ações estruturantes, e um desses exemplos é a certificação Lixo Zero de todos os nossos edifícios”, celebrou.











