No encerramento do Mês do Meio Ambiente, a Câmara do Rio realizará um ciclo de palestras com representantes do poder público, especialistas e organizações da sociedade civil para debater estratégias locais de mitigação das mudanças climáticas. O evento “Cidades Sustentáveis: Caminhos para um futuro resiliente” será aberto ao público e acontecerá no dia 26 de junho, das 9h às 13h, no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto. A entrada é gratuita e para garantir a vaga é só se inscrever neste link. Serão emitidos certificados de participação.
Presidente da Câmara do Rio, o vereador Carlo Caiado (PSD) destacou que o compromisso do Legislativo municipal com o meio ambiente é permanente e se dá por meio de iniciativas sustentáveis da Casa e da aprovação de diversas leis importantes para proteger os ecossistemas e combater as mudanças climáticas.
“Esse evento será fundamental para compartilhar informações entre gestores e especialistas dedicados ao tema. A Câmara do Rio tem dado exemplo, com diversas ações que nos renderam a certificação Lixo Zero por três anos consecutivos. Recentemente, instalamos um novo ponto de coleta de óleo de cozinha usado. Nossa preocupação com a sustentabilidade é constante”, frisa Caiado.
De acordo com a coordenadora de Sustentabilidade da Câmara, Malu Campos, o objetivo do ciclo de palestras é estimular a troca de ideias, saberes e experiências. Os convidados terão a oportunidade de apresentar soluções viáveis, ações já em curso e possibilidades de ampliação do impacto positivo nas políticas ambientais e climáticas da cidade.
“A Câmara Municipal, como Casa do Povo, tem o papel de fomentar o debate público, propor soluções e acompanhar políticas que contribuam para transformar o Rio em um território mais resiliente diante das mudanças climáticas, mais inteligente na gestão de seus recursos e mais solidário com sua população. O futuro começa agora, e ele passa, necessariamente, por cidades que respeitam o meio ambiente e colocam a vida no centro das decisões”, afirma Malu.
Programação
Presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, o vereador Diego Faro (PL) e o assessor Roberto Rocha darão uma palestra sobre o tema da governança climática e o papel do Legislativo na mitigação das mudanças climáticas, com foco em legislações, incentivos, fiscalização e integração com planos e políticas públicas ambientais.
“A iniciativa da Casa mostra que o Legislativo está atento à urgência climática. Discutir governança ambiental é discutir ação concreta. O Despavimenta, Rio é um exemplo disso: um projeto que promove áreas verdes, reduz ilhas de calor e torna a cidade mais preparada para os impactos das mudanças climáticas. É uma resposta real aos desafios do presente, com foco no futuro”, sublinha Faro.
Confira quem serão os outros palestrantes e os temas que cada um vai abordar:
Mudanças Climáticas e Cidades: Desafios e Ações para um Futuro Resiliente - Andrews Lucena (professor, geógrafo e doutor em Ciências Políticas)
Transição Energética em Comunidades: inovação e justiça climática - Graziella Albuquerque (representante da ONG Revolusolar)
Gestão de Resíduos como Estratégia Climática: integração de políticas e atores locais - Marcella Román (gerente de Divisão da Comlurb)
Catadores e Sustentabilidade: protagonismo e reconhecimento - Luís Carlos Fernandes, (Presidente da Coopama)











