A Escola do Legislativo Carioca, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, promoveu, nesta terça-feira (25/03), no Salão Nobre do Palácio Pedro Ernesto, a palestra Desafios do Consumidor Carioca, em comemoração ao Mês do Consumidor.
Na apresentação, os palestrantes reforçaram que, antes de qualquer compra, seja ela online ou no comércio local da cidade, todos os cariocas devem analisar bem os preços, pesquisar bastante e evitar compras por impulso. Destacaram também que, em meio a tantas armadilhas criadas para enganar os consumidores, tornou-se cada vez mais comum adquirir um produto e acabar se arrependendo depois.
A palestrante Flávia Lira, coordenadora de Estudos e Pesquisas do Procon/RJ, mencionou algumas dicas para evitar os golpes e as armadilhas do consumo, como a proteção de dados, a identificação de links suspeitos e a atenção a preços abusivos em datas comemorativas.
“Precisamos falar sobre os desafios da relação de compra e as sobre as artimanhas que estamos expostos no dia a dia, especialmente no e-commerce e no ambiente digital”, apontou.
Para a pesquisadora, o mais importante é que o consumidor tenha o máximo de informações em mãos antes de finalizar uma compra.
“No ambiente digital, precisamos ter o mesmo cuidado que teríamos em uma compra presencial. É essencial pesquisar sobre os produtos, os serviços e, principalmente, o fornecedor. Sempre!”.
O diretor da Escola do Legislativo Carioca, Rodrigo Gomes, também acredita que é preciso conscientizar a população sobre seus direitos, além de garantir acesso à informação.
“Aproveitamos o Mês do Consumidor para organizar o evento, que foi pensado para equilibrar a teoria e a prática, tornando as informações mais acessíveis ao público”.
Vice-presidente da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor, o vereador Poubel (PL) destacou a importância da conscientização.
“Este tema tem muita relevância porque trata diretamente de quem está na ponta, que é o consumidor final. E, normalmente, ele é lesado, principalmente online, onde as armadilhas dentro das redes e do e-commerce estão se tornando um problema cada vez maior”, avaliou o parlamentar.
Também participaram do evento o vereador Rodrigo Vizeu (MDB), vogal da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor da Câmara do Rio, o vereador de São Gonçalo Glauber Poubel, presidente da Comissão Municipal de Defesa do Consumidor do município da Região Metropolitana, e a advogada e enfermeira Roberta Monteiro de Sá, mediadora da palestra.











