Após nove meses de aulas sobre participação política e noções legislativas, sessões plenárias e discussão de projetos, a Câmara Juvenil encerrou a segunda legislatura nesta sexta-feira (13/12) com uma solenidade no Palácio Pedro Ernesto. Durante a sessão, os parlamentares mirins discursaram na tribuna para comemorar o fim do ciclo e falar sobre a experiência vivida ao longo do programa.
Presidente do parlamento carioca e autor do projeto que criou a Câmara Juvenil, o vereador Carlo Caiado (PSD) deu uma notícia que encheu os parlamentares mirins de expectativa. Ele anunciou que um projeto de lei criado pelos participantes da primeira legislatura acaba de entrar em vigor.
“Pela primeira vez e por unanimidade, a Câmara do Rio aprovou um projeto que nasceu por meio das discussões, das mãos e das vozes dos vereadores do parlamento juvenil. Ele institui a campanha Maio Laranja, destinada à promoção de ações de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. E hoje, o projeto foi sancionado pelo prefeito. A primeira lei do parlamento tem número e é 8.733/2024! Este marco pertence a todos vocês, a todos que participaram do projeto”, celebrou Caiado.
Para o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, o programa em parceria com o Legislativo carioca é transformador. “A Câmara Juvenil permite que os jovens alunos da nossa rede representem a cidade, exercendo e defendendo a democracia. Eu fico muito feliz em defender a voz jovem, os anseios e os sonhos desta garotada. Contem com a gente! Saibam que temos muito o que aprender com vocês, temos que ser cobrados por vocês e ser provocados, no melhor sentido. Espero que vocês contribuam muito para a nossa cidade.”
Presidente de uma Mesa Diretora totalmente feminina, a vereadora juvenil Ana Júlia Baptista se emocionou na última sessão que conduziu e destacou como a experiência foi um marco na sua trajetória. “Aqui dentro eu aprendi que política não é só sobre partido, sobre somente uma pessoa. Política é algo que está presente nas nossas vidas todos os dias, ela está em nossas escolhas do que vamos vestir ou comer, por exemplo. Ela vai além do dia da eleição. Todo conhecimento que eu tive aqui, eu vou levar para a minha vida. Nós estamos plantando uma semente para colher lá na frente”, acredita a jovem.
A parlamentar juvenil Anne Grazielle Nascimento integrou a Mesa Diretora como segunda secretária e explicou como a sua vivência no parlamento mudou a sua forma de pensar. “Descobri que o vereador tem uma grande participação sobre o que acontece na cidade e na política. Ter a oportunidade de conhecer e viver um pouco do que os parlamentares vivem foi mágico. A Câmara mudou totalmente a minha cabeça, sinto que melhorou o meu pensamento crítico. Passei a refletir sobre como eu poderia mudar o lugar onde eu vivo e a escola onde eu estudo. Abriu minha mente”, refletiu.
Todos os 51 vereadores juvenis receberam Moções de Louvor e Aplausos como forma de reconhecimento por suas atuações, marcadas por iniciativas criativas, comprometimento com o bem comum e a capacidade de representar as aspirações de sua comunidade. Eles também ganharam um livro sobre a história do Palácio Pedro Ernesto ao longo dos últimos 100 anos.
Homenagens
Durante a solenidade, os vereadores juvenis ainda homenagearam o presidente Carlo Caiado e o secretário Renan Ferreirinha. Ambos receberam o título de Cidadão Honorário da Cidade do Rio de Janeiro pelas mãos dos jovens, que aprovaram, por unanimidade, os projetos para conceder a honraria. “Me sinto muito honrado e feliz pela minha primeira homenagem nesta Casa Legislativa ter sido feita por vocês. Estou muito emocionado”, contou Caiado.
Meio ambiente e bullying
Ao longo da segunda legislatura da Câmara Juvenil, foram apresentados oito projetos de lei e dois projetos de decreto legislativo. Segundo a coordenadora da Escola do Legislativo Carioca, Martha Silva, apontou dois temas que mais mobilizaram os jovens e despertaram um maior engajamento deles.
“Percebemos uma conscientização em relação ao meio ambiente, algo que todos são unânimes, e em relação ao bullying nas escolas. Todos apresentaram problemas, alguns sofreram, outros viram soluções por meio de projetos. Eles até fizeram uma campanha para eles próprios promoverem sobre o combate ao bullying nas escolas. Então essa legislatura resultou em ações reais em prol da cidadania”, celebrou a servidora.
Olho no futuro
Após conversar com os parlamentares mirins que encerram os seus mandatos hoje, o diretor da Escola do Legislativo Carioca, Guilherme Santoro, celebrou o despertar dos jovens para a cidadania. “Eu bati um papo agora há pouco com os vereadores juvenis, alguns já disseram que começaram a se interessar por política, outros falaram que começaram a pensar em querer fazer Direito. Ou seja, é algo tão marcante que eles não só tiveram um aprimoramento técnico e educacional, mas também um grande engajamento social.”
Em seu segundo mandato, o vereador juvenil Kauã Brito é um desses exemplos. “Eu estou no 7º ano ainda. Então, vou tentar me reeleger para estar aqui de novo. Se eu conseguir me reeleger ano que vem e no outro, já terei cumprido o tempo de mandato de um vereador de verdade! Eu sempre quis ser político e hoje estou vivendo uma experiência que nunca imaginei viver. É um sonho”, sublinhou o estudante.
A Câmara Juvenil
Na sua segunda edição, a Câmara Juvenil é um programa feito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem como finalidade dar a oportunidade para que estudantes da rede pública conheçam o cotidiano do legislativo carioca e atuem como verdadeiros vereadores. Todos os parlamentares juvenis cursam do 4º ao 9º ano, têm idades entre 10 e 17 anos, e representam proporcionalmente cada Coordenadoria Regional de Educação.
Veja mais imagens da solenidade de encerramento da segunda legislatura da Câmara Juvenil aqui.











