As instalações administradas pela Câmara do Rio receberam, nesta sexta-feira (29/11), uma auditoria do Instituto Lixo Zero (ILZB), empresa responsável por constatar os requisitos e emitir o certificado que garante que a Câmara do Rio está cumprindo as melhores práticas de sustentabilidade e destinando corretamente os resíduos produzidos. O Palácio Pedro Ernesto recebeu o título pela primeira vez, em 2022, tornando-se o primeiro prédio público do país com essa certificação, renovada em 2023.
Dessa vez, os andares em funcionamento do Edifício Serrador também foram avaliados e também poderão ser certificados logo em seu primeiro ano de ocupação após ser comprado para virar a nova sede do legislativo carioca.
Malu Campos, coordenadora de sustentabilidade da Câmara, explicou a importância do certificado e do trabalho realizado: “A vistoria é quando comprovamos tudo que está presente nos documentos submetidos previamente. Hoje é um dia especial, pois estamos buscando o “tricampeonato” no Palácio Pedro Ernesto e temos trabalhado duro para certificar o Serrador também”.
Recentemente, no início de novembro, a Coordenadoria de Sustentabilidade da Câmara divulgou novos dados dos resultados obtidos no período entre outubro de 2023 a setembro de 2024. Na ocasião, constatou-se que foram economizados mais de 96 mil litros de água e o equivalente a 71 árvores poupadas através do reaproveitamento e da reciclagem de papeis.
No primeiro ano de ação, após ter sido criada em 2024, a Coordenadoria de Sustentabilidade da casa atuou com campanhas e iniciativas para promover a conscientização e manter a Casa do povo atualizada com as melhores práticas de gestão de resíduos e economia de recursos naturais.











